domingo, 6 de maio de 2012

PARQUE BIOLÓGICO DE AVINTES - visita de estudo


Parque Biológico não é um Jardim Zoológico mas sim um espaço onde os seres vivos vivem num ambiente semelhante ao ambiente natural - floresta, lagos, ribeiros,  etc.

Lá, vais ter  a oportunidade de ver exemplares da fauna e flora selvagem que estudaste ao longo do ano e perceber como é o seu habitat. Vais finalmente ver: raposa, ouriço-cacheiro, esquilos, cavalos, cabra, corços, javali, águia-de-asa-redonda, grifo, corvos, garças, salamandras, tartarugas, gineta, fuinha, carvalhos, castanheiros, azevinho,  medronheiro, etc.
Muitas pessoas pensam que os animais selvagens são maus  e têm muito medo de estar perto deles. Mas, na verdade, eles também têm medo de nós e escondem-se quando sentem o cheiro ou barulho provocado pelas pessoas. Para tirares o melhor proveito desta visita de estudo deverás:

  • fazer o percurso do parque evitando fazer barulho;
  • estar atento/a de modo a ouvir o som dos animais da floresta e conseguir observar os que rapidamente se escondem;
  • observar o tronco e ramos altos das árvores, onde terás  a oportunidade de observar animais;
  • esperar pela tua vez em silêncio sempre que encontras um local de observação.

Consulta a informação para preparares a visita ao Parque. Depois da visita, deixa aqui, em comentários, a tua opinião.
Valeu a pena a visita de estudo? Gostaste? Explica porquê.

3 comentários:

Anónimo disse...

Professora, gostei muito da visita ao Parque Biológico de Gaia e à Fundação Serralves.
Gostei muito de ver o enorme jardim de 18 hectares ( o equivalente a 18 campos de futebol)porque se via que os jardineiros tratavam aquele jardim com muito carinho!!!

Rita 5º6

Anónimo disse...

Gostei de ver animais selvagens portugueses que estudei este ano em ciências como a geneta, o flamingo, o bútio, o javali, águias, coelhos, etc.
Também gostei de ver os vários tipos de árvores que estudámos como o carvalho, o sobreiro, o medronheiro, azevinho, etc.

Diana, 5º5

Anónimo disse...

No dia 19 de Maio algumas turmas de 5º ano foram ao Parque Biológico, em Gaia. Lá podemos ver diferentes tipos de animais, tais como a geneta, a tartaruga, javali, flamingo, águias, coelhos, porcos, e também vimos muitos tipos de ambientes: carvalhal, a vida na água,deserto, floresta tropical, entre outros. Gostei muito da ida ao Parque Biológico.

Catarina Isabel 5º5