quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

BRAGA: O RIO ESTE

O Rio Este é um pequeno curso de água que nasce na Serra do Carvalho.
É um afluente do rio Ave, pois as água que correm no rio Este juntam-se às que correm no rio Ave, que vai desaguar no oceano Atlântico, em Vila do Conde.
Rio Este (Ponte S. João

O rio Este era um rio como todos os outros, com pontes antigas, quedas de água, terra e penedos no fundo, árvores e arbustos autóctones (da flora local) na margem, plantas aquáticas e peixes.  Era usado pela população para pescar, tomar banho, brincar e até para lavar a roupa.
Teve a pouca sorte de o terem alterado por completo. Foi canalizado com cimento, ficou sem quedas de água, os peixes morreram, as plantas aquáticas também. Mudaram o leito do rio, construíram prédios muito perto e, alguns, com os efluentes domésticos (esgotos) ligados ao rio. Um rio tão bonito, como foi até ao séc.XX, transformou-se num problema para a cidade.
Rio Este no final do séc. XX

Rio Este depois das obras realizadas em 2012













Nos últimos anos tem havido grandes esforços para melhorar o rio, mas ainda há muito  a fazer para que possa aproximar-se do rio que foi no passado. Para que seja um RIO, com fauna e flora aquática, limpo (margens e água) e um local de bem estar para  população, é preciso resolver vários problemas.
Na visita ao rio Este vais descobrir o que falta fazer. E o que podes fazer para colaborar.

Sem comentários: