Nada melhor do que separar peças florais para aprender tantos termos relativos à constituição da flor e à função de cada uma das suas peças. Gostaram?
O que vos surpreendeu mais?
Recordando...
Retirámos as sépalas... e verificámos que várias sépalas formam o cálice, órgão de proteção;
Depois as pétalas... que formam a corola, órgão de proteção (protegem os estames e carpelos));
De seguida os estames... que formam o androceu e são órgãos de reprodução masculinos;
Por último os carpelos... que formam o gineceu e são órgãos de reprodução femininos;
Ficámos com o pedúnculo e recetáculo... os órgãos de suporte (que aguentam o peso dos órgãos anteriores).
Depois as pétalas... que formam a corola, órgão de proteção (protegem os estames e carpelos));
De seguida os estames... que formam o androceu e são órgãos de reprodução masculinos;
Por último os carpelos... que formam o gineceu e são órgãos de reprodução femininos;
Ficámos com o pedúnculo e recetáculo... os órgãos de suporte (que aguentam o peso dos órgãos anteriores).
7 comentários:
Gostei muito da aula...
Nas aulas normais percebemos tudo com as imagens do livro e as explicações da professora.
Mas observar ao vivo as plantas, os seus órgãos, etc., permite-nos assimilar melhor a matéria.
Diana
5º5
Foi uma aula fantástica!
Ver os promenores das plantas ao vivo é muito diferente e muito curioso. Quando vemos no nosso manual não conseguimos sentir as coisas... por exemplo, ver à lupa binocular os óvulos, mais pareciam grãos de arroz.
Gostei muito de vivenciar esta experiência...
Espero que a professora Teresa Barbosa nos proporcione mais aulas como esta.
Adorei essa aula!
Quando olha-mos para o livro só vemos imagens, mas nessa aula aprendi muito mais que se aprende nos livros.
Espero que essa não tenha sido a
última e que se repita.
Sofia
5º5
Não gosto das aulas que você me dá!!!!!!!!!!!!:(
Gostei muito desta aula.
É muito diferente ver tudo no livro ou ao vivo. Com estas aulas ficamos a perceber muito melhor a matéria.
Enviar um comentário