Sabes que há uma grande diversidade de animais no planeta Terra. Animais com características diferentes conforme o ambiente onde vivem.
Mas sabes, também, que o ser humano tem atitudes que colocam em risco os seres vivos e são verdadeiras ameaças à biodiversidade. Aqui tens alguns exemplos:
- FRAGMENTAÇÃO DE HABITATS - construção de auto estradas que dividem o habitat de animais selvagens, impedindo que se movimentem entre o local onde procuram alimento e o local onde têm abrigo; o animal pode morrer por falta de alimento ou, então, fugir para outra zona onde encontre melhores condições de vida.
- DESTRUIÇÃO DE HABITATS - os incêndios e as queimadas destroem vegetação que era abrigo de animais e lhes dava alimento; na construção de barragens os terrenos são inundados pela água da albufeira e os animais podem ficar com o seu habitat em perigo; cortar sebes e muros em volta dos campos retira o habitat a animais predadores (cobras, corujas, mochos, águias,..) que antes combatiam ratos e outras pragas das culturas.
- AQUECIMENTO GLOBAL - os incêndios, os gases produzidos pelos automóveis e fábricas (dióxido de carbono, etc.) e, ainda, outras substâncias poluidoras, juntam-se numa camada em volta da Terra não deixando o calor espalhar-se pelo Universo. Por isso a temperatura da Terra tem aumentado (aumentou o efeito de estufa), colocando em risco os habitats dos seres vivos e a qualidade de vida do Homem.
Retirado aqui
- CAÇA E PESCA EXCESSIVA - apesar de ser proibido caçar e pescar durante o período de reprodução dos animais, e haja regras rígidas quanto à pesca, sabemos que há quem não cumpra e capture animais muito pequenos, não os deixando crescer para se reproduzirem.
- POLUIÇÃO DO AR , DA ÁGUA e DO SOLO - a poluição por produtos químicos (petróleo, pesticidas, etc.) causa doenças nos animais, que enfraquecem e morrem; os plásticos abandonados na beira rio e nas praias, e as redes de pesca perdidas, causam a morte de animais marinhos (golfinhos, tartarugas, peixes, aves, etc.).
Retirado aqui
- COMÉRCIO INTERNACIONAL DE ANIMAIS OU PARTES DE ANIMAIS - os dentes de marfim, corais, a pele de cobra e lagarto, de leopardo, tigre e foca, são exemplos de peças comercializadas em alguns países e que estão na origem da morte de muitos animais selvagens.
Retirado aqui |
- ESPÉCIES INVASORAS - são animais trazidos de habitats com características diferentes dos existentes em Portugal, que aqui encontram boas condições de vida ao ponto de se multiplicarem exageradamente e destruírem o ambiente de vida de animais autóctones (os características da região;. Exº Lagostim-vermelho-da Louisiana, Vespa asiática (Vespa Velutina), amêijoa asiática, etc. A vespa velutina mata as abelhas, o lagostim-vermelho ocupa os espaço e come o alimento do lagostim autóctone, etc.
Retirado aqui |
Retirado aqui |
Quando o habitat de um animal é destruído ele pode morrer por falta de alimento ou, então, fugir para outra zona onde encontre melhores condições de vida.
Mas, conforme verificaste, há formas de combater estas más atitudes.
Mas, conforme verificaste, há formas de combater estas más atitudes.
2 comentários:
muito bom com este blog a matéria torna-se mais fácil para aprender.Agradeco á professora pois explica muito bem. Muito obrigado.
Flávio Rodrigues nº12 5º5
este blog facilita a minha aprendizagem da matéria e ajuda-me a compreender melhor.
parabéns á professora pelo bom trabalho.
Rita Peixoto nº4 5º5
Enviar um comentário