quinta-feira, 19 de março de 2020

APRENDER MAIS SOBRE A COVID-19... filhos e pais

Vou usar este espaço para ajudar a esclarecer dúvidas que me vão colocando sobre este inimigo invisível que alterou, por completo, as nossa vidas.
Consulta a informação que vos dei quando ainda estávamos na escola e a informação que segue:
-  O NOVO CORONAVÍRUS: filme da OMS (Organização Mundial de Saúde) 
- UMA PANDEMIA QUE TEMOS DE COMBATER EM CONJUNTO: o que esta. acontecer, cuidados a ter, etc.
- JOGO "STOP CONTÁGIO" - para fazer em família





Na fase de mitigação em que estamos desde 16 de março, pelo facto de haver doentes que transmitem este coronavírus na comunidade, a forma de evitar a doença é FICAR EM CASA.
Esta é a única forma de não deixar que o vírus ganhe mais força e o número de pessoas infetadas (com COVID-19), em estado grave, que vão para o hospital, não cresça tanto que os médicos e enfermeiros não tenham forma de os tratar.
Se todas as famílias ficarem em casa o contágio é menor, menos pessoa ficam em estado grave e o hospital terá condições para os tratar.
Nesta fase, de contágio em cada cidade e bairro, o Presidente da República decretou o Estado de Emergência Nacional até 2 de abril. Para proteger os portugueses deste inimigo invisível que já começou a matar pessoas em Portugal.
O que podes fazer...
  • Não sair de casa. Podes apanhar o vírus quando tocas na porta do teu prédio ou no do vizinho. Ou alguém ter a doença em casa do teu vizinho, e ainda não saber...
  • Lavar as mãos com frequência, deste modo
  • Não tocar com as mãos na cara, olhos e nariz. Se o vírus estiver na tua mão entra facilmente no teu corpo, pelo nariz,  boca e olhos.   
Consulta a tabela e vais perceber...









Agora tens muito tempo para ver filmes na televisão, ler livros interessantes, conversar com os amigos pelo telemóvel, etc. APROVEITA!  Consulta este blogue de Ciências e o de Cidadania, onde vais entreter-te enquanto fazes descobertas interessantes.
Os adultos devem:
Lavar as mãos com frequência, para matar o vírus (tem uma camada exterior de gordura que o sabão e detergente desfaz).
Se não estão a trabalhar, só devem sair de casa para comprar alimentos e medicamentos.
Se estão a trabalhar, fora de casa, devem ter muito cuidado com a higiene das mãos e deixar espaço de segurança de 2 metros de outras pessoas. E lavar bem as mãos quando entram em casa.
Quando for permitido podem sair com os filhos por algum tempo, para fora da cidade, onde não esteja mais ninguém. 
Devem levar:
  • lixívia diluída (1 colher de sopa em 1 litro de água) para borrifar o sítio da fechadura da porta do prédio, quando entrarem; 
  • detergente e água para lavar as mãos e limpar o volante e outras peças do carro onde tocam.
Pede aos teus pais para consultarem a informação:

Sem comentários: