quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

À DESCOBERTA DA VIDA SELVAGEM... em Portugal

Quando alguém pede exemplos de animais selvagens... a maior parte das pessoas fala em leões, elefantes, girafas, macacos, etc. 
Apesar de sermos portugueses e vivermos em Portugal, a verdade é que a maior parte das pessoas não conhece animais que vivem perto de si: nos no mar, nas dunas, no rio, no estuário, nas lagoas, nos campos, na montanha, nas grutas, etc.
Enquanto que muita gente conhece os monumentos que existem na cidade onde vive, ou seja o património construído, raras são as pessoas que conhecem o património ambiental português, os habitats e a vida selvagem que lá tem abrigo.
Vamos então descobrir os ambientes e a vida selvagem que lá tem abrigo...
Para já, vamos identificar as Áreas Protegidas existentes em Portugal e depois os seres vivos mais característicos  e muitos outros que lá vivem.
Quantos são afinal os Parques Nacionais*? Só um, o Parque Nacional da Peneda Gerês.
Quantos são os Parques Naturais?
Quantas são as Paisagens Protegidas?
Quantas são as Reservas Naturais
Quantos são os Sítios Classificados?

Quais os animais e plantas que vivem no Parque Nacional da Peneda Gerês?
Para saberes mais sobre alguns destes animais, podes consultar as fichas: Lobo-ibérico, águia-realvíboragarranogenetagato-bravolontra
Proteção das espécies protegidas - Lobo-ibérico

* Um Parque Nacional é a área protegida mais importante de um país do mesmo modo que um Monumento Nacional é a mais alta categoria de classificação de um monumento. Ambos são de grande importância para o país, não só em termos locais como em termos nacionais.
Perto de Braga há o Parque Nacional da Peneda Gerês e em Braga temos o Complexo das Sete Fontes, que é Monumento Nacional.

Sem comentários: