quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O FUTURO DOS OCEANOS DEPENDE DA SUA ESCOLHA... contribua para a biodiversidade nos oceanos

Portugal é o 3º maior consumidor de peixe do mundo, a seguir à Islândia e ao Japão. Em média, cada português come cerca de 57 kg de peixe por ano. Este elevado consumo de peixe exige uma maior preocupação e responsabilidade de modo a evitar a diminuição das espécies capturadas.
Por isso mesmo foi estabelecido um tamanho mínimo para cada tipo de peixe, definido na Lei, de modo a garantir que não são capturados juvenis, ou seja, que estas espécies têm a possibilidade de se reproduzir antes de serem pescadas. Mas ainda há pescadores que utilizam redes demasiado estreitas, que capturam peixes demasiado pequenos e,  como não os podem vender, despejam no mar depois de morto.
Como resultado a biodiversidade marinha diminui. Queres conhecer o tamanho mínimo legal dos diferentes peixes? Consulta  a tabela.
O que será melhor para os pescadores e para Portugal... pescar o peixe já adulto, depois de se reproduzir, ou pescar peixe pequeno e ganhar dinheiro num ano e pouco ou nada nos anos seguintes?

Extraído de "Come o Peixe Certo - Kit do Mar "Ciência Viva"
Sabes o que é a pesca sustentável?
  • Se a pesca de uma variedade de peixe pode ser mantida ao longo dos anos, sem impedir  a reprodução desses peixes e garantindo a sua quantidade habitual no mar;
  • Se esse peixe é pescado e ainda há quantidade suficiente para alimentar peixes piscívoros que deles dependem;
  • Se a pesca desse peixe não provoca redução da  biodiversidade nessa zona do oceano...
...  diz-se que a pesca desse peixe obedece às regras da sutentabilidade.

Para saberes mais sobre o peixe:

Sem comentários: