quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

BRAGA INUNDADA! Qual a razão?

19 dezembro de 2019. Braga, Viana do Castelo, Aveiro e Viseu foram as cidade mais afetadas pela chuva intensa.
Em Braga havia muita água nas ruas e estradas, nos túneis da cidade, garagens e, até, num parque de estacionamento subterrâneo. O solo  impermeável não permitiu a infiltração da água, que escorria, à superfície, até às zonas mais baixas da cidade.  O rio Este não tinha espaço para tanta água e, por isso, a água subiu até às ruas e pontes. Era difícil circular na cidade.
Como se explica esta situação?

Até meio do séc. passado, a cidade era pequena e havia campos em redor da cidade antiga, onde os agricultores cultivavam alimentos e criavam animais.
Vês uma rua comprida? É a Avenida da Liberdade.
Encontras a Escola Secundária D. Maria II ou a  Carlos Amarante? Não estão na imagem pois, nessa altura, ainda não tinham sido construídas. 


Vês muitos campos - solo permeável - onde se infiltrava a água da chuva que seguia para lençóis de água subterrâneos.

Nos últimos 30 anos, do séc. passado, a cidade cresceu, os campos foram transformados em zonas de habitação, o solo foi   impermeabilizado e a água da chuva deixou de ter onde se infiltrar.
Agora, quando chove, a água acumula-se nas ruas e escorre até à zona mais baixa da cidade: os túneis que atravessam a cidade, as garagens, os parques de estacionamento subterrâneos e a beira rio.
No dia 19 de dezembro, muita gente se queixava que a cidade estava inundada.

Compara as duas imagens anteriores. Qual a diferença?

O que aconteceu em Braga? 


- as ruas cheias de água, ao ponto de os carros terem dificuldade em circular; só era possível andar de galochas;
- os túneis da cidade inundados, os carros impossibilitados de avançar nas ruas;
- parques de estacionamento cheios de água, onde os carros correm risco de avaria.

Tens fotos das ruas inundadas? Podes enviar para colocar aqui. 


Noutros locais, em algumas zonas de montanha onde as árvores arderam nos incêndios ou foram cortadas, deixou de haver raízes para segurarem o solo. A terra foi arrastada pela água, pela montanha abaixo, e caiu em cima de casas, destruindo-as. Em outros concelhos do país, a situação é idêntica. Faz uma pesquisa, sobre inundações, no dia 19 de dezembro de 2019.
Lisboa        Aveiro         Coimbra         Chaves     Viseu

A imagem da esquerda, que alguém partilhou numa rede social, mostra o que acontece quando uma cidade cresce e não são construídas zonas verdes (jardins, parques verdes) em quantidade suficiente para que o solo absorva a água da chuva.
A água da chuva tem duas hipóteses (imagem retirada aqui):
- infiltrar-se no solo permeável e ficar guardada nos lençóis de água subterrâneos, podendo ser retirada através de poços para uso em casa ou para rega;
- seguir à superfície, até zonas mais baixas, até um rio ou ribeiro, seguindo depois para o mar. Perde-se como água doce...

O que fazer:
em caso de inundação?
Pedir ajuda:
- SOS Ambiente (808200520)
- Proteção Civil (253201350)


Sem comentários: