sexta-feira, 4 de abril de 2014

PLANTAS EXÓTICAS E INVASORAS

Algumas plantas que observamos nos campos, na floresta, nas dunas e nos jardins, não são naturais de Portugal. Foram trazidas de outros países, onde tinham o seu habitat natural, e encontraram por cá boas condições de vida. Por isso se chamam plantas exóticas. Observa as imagens. Conheces alguma?
Por vezes essas plantas desenvolvem-se de modo tão rápido nos nossos terrenos, sem a ajuda do Homem, que acabam por ocupar demasiado espaço e prejudicar o desenvolvimento das plantas e animais autóctones (naturais de Portugal). Diz-se que são plantas exóticas que se tornaram invasoras.
O kiwi e o eucalipto são plantas exóticas, mas não são invasoras.

São exemplos de plantas invasoras (plantas exóticas que prejudicam a biodiversidade): as mimosas (acácias), o chorão, os penachos, o jacinto-de-água, a tintureira, a háquea-picante, a erva-da-fortuna, etc. 
Queres saber de onde vieram essas plantas? Verifica no mapa os países onde elas têm habitat (segue a seta... descobre as plantas).
Mas também há plantas que os portugueses levam para outros países e que nesses países são consideradas exóticas ou mesmo invasoras. Observa o mapa (segue a seta... descobre  as plantas).
Aprendeste que não se deve trazer para Portugal plantas de outros países e também não se deve levar para outros países plantas que têm habitat em Portugal. 
Não te esqueças que é proibida a venda e plantação de plantas exóticas invasoras como as mimosas e outras acácias.

Sem comentários: