domingo, 8 de maio de 2016

PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA - visita de estudo

Parque Biológico não é um Jardim Zoológico mas sim um espaço onde os seres vivos vivem num ambiente semelhante ao ambiente natural - nas floresta, lagos, ribeiros, charcos, campos, etc.

Terás  a oportunidade de ver exemplares da fauna e flora selvagem que estudaste ao longo do ano e perceber como é o seu habitat.
Na área do Parque Biológico vivem raposas, ouriço-cacheiros, esquilos, cavalos, cabras, corçosjavalia, águias, grifos, corvos, garças, salamandras, tartarugas, ginetas, fuinhas  muitos outros animais, que têm condições de vida devido à presença de uma grande variedade de plantas como: carvalhos, castanheiros, azevinho,  medronheiro, maiores, salgueiros, freixos, plantas aromáticas, etc.
Muitas pessoas pensam que os animais selvagens são maus  e têm muito medo de estar perto deles. Mas, na verdade, eles também têm medo de nós e escondem-se quando sentem o cheiro ou barulho provocado pelas pessoas. Para tirares o melhor proveito desta visita de estudo deverás:
  • fazer o percurso do parque evitando fazer barulho;
  • estar atento/a de modo a ouvir o som dos animais da floresta e conseguir observar os que rapidamente se escondem;
  • observar o tronco e ramos altos das árvores, onde terás  a oportunidade de observar animais;
  • esperar pela tua vez em silêncio sempre que encontras um local de observação.
Depois da visita, deixa aqui, em comentários, a tua opinião.
Valeu a pena a visita de estudo? Gostaste? Explica porquê.

domingo, 1 de maio de 2016

CHARCOS: uma ambiente aquático essencial nos terrenos agrícolas.

Sabes que os charcos, ou charcas, são espaços ocupados por água parada, naturais ou construídos pelo Homem. São mais pequenos que um lago. Muitos animais, como as rãs, sapos, salamandras, libelinhas, alfaiates e aves,  dependem deste tipo de habitat para sobreviver. 
Um charco pode ser um ambiente com grande biodiversidade.
Os seres vivos que lá habitam são, no geral, insetívoros (alimentam-se de insetos), razão pela qual ajudam a combater pragas agrícolas e insetos causadores de doença no Homem e em animais.
Retirado aqui

Para saberes mais sobre a importância dos charcos para a proteção da BIODIVERSIDADE animal e vegetal, consulta o site CHARCOS COM VIDA.
Lá irá descobrir: