terça-feira, 5 de outubro de 2021

FLORESTA DE CARVALHOS: habitat de muitos seres vivos

PORTUGAL É UM PAÍS PEQUENO. MAS COM GRANDE BIODIVERSIDADE!
A floresta de carvalhos é um ambiente terrestre onde vive uma grande diversidade de seres vivos. Lá encontramos carvalhos, castanheiros, sobreiros, cerejeira-brava, azevinho, medronheiro, etc.
É uma floresta com muitas árvores e arbustos de folha larga, onde os animais têm abrigo e alimento. Plantas tenrinhas, castanhas, bolotas, cerejas, mirtilos, amoras, medonhos, e muitos outros frutos, fazem as delicias dos animais herbívoros. Mas precisam estar atentos, não vá um carnívoro (animal que se alimenta de outros animais) aproximar-se e caça-los com rapidez.

É um ambiente natural com rios, ribeiros, lagoas e nascentes de água, onde têm habitat seres vivos aquáticos ou que precisam da água em fases da sua vida.

No final do verão os frutos maduros caem no solo e, mais tarde, caem as folhas das árvores e de arbustos (de folha caduca). No outono o solo fica coberto de folhas de árvores, principalmente de carvalho e de castanheiro, onde muito animais procuram castanhas e bolotas que guardam como alimento para o inverno. Imagina um ratinho passeando por baixo das folhas em busca de castanhas e bolotas. Ou um musaranho procurando larvas ou insetos de que se alimenta.
Por baixo destas folhas, os bichos-da-conta, minhocas. lesmas e outros seres, alguns microscópicos, começam o processo de decomposição da folhada que será transformada em húmus. Lembras-te de os ter visto por baixo do mini bosque de carvalhos que temos junto à horta?

Insetos: abelha, borboleta, gafanhoto, libelinha,
Descobre os animais: carnívoros (insetívoros,  piscívoros, necrófagos), os herbívoros (frugívoros, granívoros, ...) e os omnívoros.
Infelizmente os animais estão sujeitos a ameaças. Alterações do habitat que os colocam em perigo.
 Quais os animais que procuram bolotas, castanhas e insetos, por baixo das folhas?
Para os animais é fácil obterem alimento? Como fazem os carnívoros? E os herbívoros?
Gostas de animais? Faz uma pesquisa sobre os que existem em Portugal:
AVES DE PORTUGAL.
ANFÍBIOS DE PORTUGAL
RÉPTEIS DE PORTUGAL
INSETOS DE PORTUGAL




Sem comentários: