segunda-feira, 25 de outubro de 2021

SOLO: material terrestre suporte de vida

 O solo é um material terrestre suporte de vida.

Não te esqueças que solo é o nome que se dá à terra.
É no solo que vivem animais, plantas e outros seres vivos. É lá que muitos animais procuram alimento e abrigo (onde têm o seu "ninho" ou toca). É no solo que se cultivam plantas. Também é no solo que se constroem casas, estradas e pontes.
O solo é tão importante que não podemos deixar que se estrague. Assim, importa saber como se forma, como é constituído, se é necessário para os seres vivos...  e, também, para o Homem.

Como é constituído o solo?
- 45% de matéria mineral (restos de rochas: areias, pedras, etc.)
- 25% de água
- 25 % de ar
- 5% de matéria orgânica (restos de animais e plantas: folhas, raízes, frutos que caíram no solo, animais mortos, etc.).

Estamos em outubro, altura do ano em que as árvores de folha caduca deixam cair as suas folhas. O chão está coberto de folhas.  
Sabes que, daqui a algum tempo, essas folhas deixam de se ver, apesar de não terem sido recolhidas. Sabes o que lhes acontece?

Sabes o que acontece aos restos de animais e plantas que caem no solo?
As minhocas, os bichos-da-conta, os caracóis, as lesmas e outros animais, comem muita quantidade de restos de animais e plantas e, depois, libertam as suas fezes no solo; enquanto se alimentam dividem esses seres vivos em pedacinhos muito pequenos que são transformados em partículas mais finas pelos microrganismos do solo. Esse processo, que se chama COMPOSTAGEM, dá origem ao HÚMUS, rico em matéria orgânica.
O solo rico em matéria orgânica é escuro. É muito bom para a agricultura

Na Horta da Escola juntamos folhas que caíram das árvores e são transformadas, pelas minhocas, bichos-da-conta, caracóis e lesmas... em composto, que é rico em húmus.
Observa o processo de compostagem que temos na horta.


Sem comentários: