quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

EFEITO de ESTUFA, AQUECIMENTO GLOBAL e CAMADA DE OZONO

Podes relembrar o que aprendeste...
EFEITO DE ESTUFA
O efeito de estufa é um processo natural, essencial à vida no planeta Terra.
Sabes que, durante o dia, o Sol aquece a Terra. Mas, durante  a noite, como o o calor do Sol não chega à Terra, o normal seria ficar mesmo muito frio. Mas sabes que não é isso que acontece. 
Conforme vez na imagem,  os gases que constituem a atmosfera absorvem parte da radiação solar refletida pela superfície da Terra. Assim, parte desse calor fica na Terra, não sendo refletido para o espaço. 
AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA
Mas, com o aumento da poluição à volta do planeta Terra, devida ao excesso de dióxido de carbono e de outros gases (metano, dióxido de azoto, ...) na atmosfera, provocado pelos incêndios florestais, pelas indústrias, pelos automóveis e outras causas, aumenta a espessura da camada gasosa em volta da Terra. Impede a saída do calor para o espaço e causa um aumento da temperatura em volta do planeta. Por isso se diz que aumentou o Efeito de Estufa.
AQUECIMENTO GLOBAL
O aumento do Efeito de Estufa provoca o Aquecimento Global. Diz-se que é global porque a temperatura aumenta em volta de todo o planeta Terra. 
O aquecimento global tem provocado alterações no clima da Terra. As consequências são muitas, tanto nos oceanos e continentes, como na vida animal e vegetal: ondas de calor, chuva muito intensa, modificação do sentido do vento, 
Vê, do lado direito deste blogue, o filme sobre aumento de efeito de estufa e aquecimento global. Consulta a informação sobre efeito de estufa.
CAMADA DE OZONO
Sabes que a atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra e que é constituída por várias camadas que permitem a VIDA neste planeta.
A camada de ozono (à altitude de 14 a 15 km) existe na Estratosfera e permite a absorção da radiação ultravioleta libertada pelo Sol, impedindo que atinja a Terra. Formou-se ao longo de milhares de anos e começou a ser destruída à medida que  a industrialização aumentava, lançando produtos nocivos na estratosfera. Nos últimos 50 anos, com o aumento da poluição do ar por CFC (um gás usado em sprays, refrigeração de frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, espumas), a camada de ozono começou a diminuir e as radiação ultravioleta (UV) do Sol começaram a chegar à Terra e a causar problemas graves:
No organismo humanoqueimaduras solares que provocam cancro de pele. envelhecimento precoce, poucas defesas do organismo, etc.
Nas plantas: alterar o crescimento das plantas e a sua capacidade de produção de oxigénio.
Animais: pode ter efeito em animais marinhos.
No planeta Terra: o aumento da radiação UV sobre a Terra pode agravar o aquecimento global.
O que podemos fazer para evitar o efeito da radiação UV?
- não estar ao Sol entre as 12 e a 16H, quando a radiação UV é mais forte;
- utilizar protetor solar (desde que haja Sol; com proteção mais elevada caso a pessoa tenha pele clara);
- não usar bronzeador;
- usar óculo e chapéu em dias de Sol.
O que fizeram os países para impedir o aumento do EFEITO DE ESTUFA e a redução da CAMADA DE OZONO?
No século XX os cientistas perceberam que a poluição estava a causar problemas graves na Terra e que era preciso os países unirem-se para proteger o ambiente. O mais urgente era reduzir a libertação de dióxido de carbono (CO2) e proibir o uso de CFC.
Em 1987 assinaram o  Protocolo de Montreal (1987) que proibiu o uso do CFC, de modo a impedir o aumento do buraco na Camada de Ozono. desde então o buraco na camada de ozono reduziu, mas espera-se que só fique normal em 2075.
Em 1997, assinaram o Protocolo de Quioto, que teve em vista impedir o aumento do Efeito de Estufa. Esses países comprometeram-se a melhorar os transportes públicos de modo a que as pessoas evitassem o uso do transporte particular e a criar condições para o uso de bicicletas, a aumentar o uso de energias renováveis (energia solar, eólica/vento, das ondas, etc.), a proteger a floresta (que absorve dióxido de carbono e produz oxigénio), etc. 
Estes problemas começam a nível local (quando compramos produtos que usamos no dia a dia e, também, quando os presidentes da câmara toma decisões para a cidade/concelho) e têm consequência globais, pois prejudicam todo o planeta Terra. Lembra-te que o ar que os transporta circula no planeta Terra. 
Onde gostarias de viver?
Numa cidade com vários parques verdes e com muitas árvores? Ou numa cidade sem parques verdes e sem ruas verdes?
Numa cidade com transporte público de qualidade e espaço para as pessoas circularem a pé ou de bicicleta? Ou numa cidade onde o transporte público não dá resposta às necessidades das pessoas, não há pistas para bicicletas e é o carro o meio de transporte mais usado?
Numa cidade poluída ou numa cidade sem poluição?
Podes contribuir para evitar o aumento do Efeito de Estufa e o aquecimento Global? Claro que sim! 
- Vai a pé para a escola ou em transporte público. Evitarás a libertação de gases poluentes pelo automóvel particular.
- Faz a separação de lixo e coloca no ecoponto. Lembra-te que queimar plástico lança gases de efeito de estufa na atmosfera.
Não deites lixo no ambiente.
- Participa em campanhas de plantação de árvores.
O que nais podes fazer???



Sem comentários: