segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

COMO SE DESCOBRE A BIODIVERSIDADE DA FLORESTA DE CARVALHOS?

O seres vivos precisam de condições de vida: alimento, abrigo, água e temperatura adequada. 
Na floresta de carvalhos, formada por grande variedade de árvores, arbustos e plantas mais pequenas (herbáceas), os animais têm essas condições: o carvalho, castanheiro, sobreiro, cerejeira-brava e outras árvores de fruto, com muitas ramos cheios de folhas, são procuradas pelas aves para lá fazerem o seu ninho e pelos pequenos mamíferos que vivem sob  a sua proteção. 
Na Primavera têm alimento e condições excelentes para fazer o abrigo onde irão criar os seus filhos. No outono, quando os frutos caem e se acumulam sob a folhada, continuam a ter alimento para guardar para o Inverno. E, durante o inverno, procuram abrigo em árvores de folha persistente, buracos nas rochas ou grutas.
Assim, encontramos nesta floresta animais herbívoros, carnívoros e omnívoros. Uns dependem dos outros para viver e todos eles dependem da floresta que lhes dá o alimento e o abrigo.
Pensas, com certeza, como se sabe tudo isto.
A floresta tem sido estudada pelos biólogos que lá procuram sinais deixados pelos animais: pegadas, ramos de plantas e frutos roídos de um modo muito especial, excrementos e regurgitações (de aves de rapina: coruja, mocho, água, etc.). Por vezes fazem descobertas fantásticas.

Muita gente diz que a raposa é carnívora. Será verdade? Descobre aqui.
O que come a coruja-das-torres? Descobre aqui.

Sem comentários: