sábado, 4 de janeiro de 2020

BRAGA: O RIO ESTE

O Rio Este é um pequeno curso de água que nasce perto da cidade de Braga, na freguesia de S. Mamede de Este, na Serra do Carvalho.
É um afluente do rio Ave, pois as água que correm no rio Este juntam-se às que correm no rio Ave, que vai desaguar no oceano Atlântico, em Vila do Conde, onde é a sua foz. 
Rio Este (Ponte S. João)
O rio Este era um rio como muitos outros, com pontes antigas, quedas de água, terra e penedos no fundo, árvores e arbustos autóctones (da flora local) na margem, plantas aquáticas e peixes.  Era usado pela população para pescar, tomar banho, brincar, regar os campos e, também, para lavar a roupa.
No final do séc. XX o leito do rio foi alterado na zona de Braga e canalizado com cimento. 
Ficou sem quedas de água, os peixes deixaram de ter condições de vida, tal como as plantas aquáticas. Em algumas zonas mudaram o leito do rio, construíram prédios e oficinas muito perto da água. Desde então tem-se observado, com frequência, esgotos no rio e lixo. Um rio tão bonito, como foi até ao séc.XX, transformou-se num problema para a cidade.
                                                 Rio Este no final do séc. XX

                                                      Rio Este depois das obras realizadas em 2012
Nos últimos anos tem havido esforços para melhorar o rio, mas ainda há muito  a fazer para que possa aproximar-se do rio que foi no passado. Para que seja um RIO, com a fauna e flora aquática que os caracteriza e um local de bem estar para a população, é preciso resolver vários problemas como, por exemplo, descobrir quem lança líquidos poluentes no rio e convencer a população a não deitar lixo na beira do rio.

Sabes como podes conhecer o rio Este?
Podes ir à nascente, com os teus pais e fazer o percurso que passa pela via romana. 
Em Braga faz uma caminhada, pelo percurso pedonal, desde o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia até à Ponte Pedrinha (Maximinos).

Sem comentários: