domingo, 5 de janeiro de 2020

ÁGUA: onde se encontra? onde estão os reservatórios de água doce?

Vamos tentar perceber por onde anda a água e por que motivo é tão importante... 
Onde há água no planeta Terra? Onde há água sólida, líquida e gasosa?
Os maiores reservatórios de água no estado líquido são os oceanos. Na imagem percebe-se que, na Terra, são os oceanos que ocupam mais espaço. 
Quantos oceanos há? Qual o oceano que chega às nossas praias, cá em Portugal? Descobre na imagem. A água dos oceanos é  água salgada.
Retirada aqui
Para além dos oceanos, também há água líquida nos rios, a que chamamos água doce. Cá em Braga temos dois rios - o rio Cávado e o rio Este - charcas e algumas lagoas... e, por baixo do solo, há lençóis de água subterrâneos. A água dos rios, lagoas e charcas é água doce, água que podemos beber se for potável.
É a água que forma os desertos gelados, icebergs (grandes blocos de gelos que se soltam), glaciares, granizo, neve, geada (nos dias frios os carros ficam cobertos de geada) e gelo... quando a temperatura do ar baixa muito, para 0ºC ou valores inferiores. Nestes casos a água está no estado sólido. Percebes agora que a geada se forma quando  temperatura do ar fica perto de 0ºC e a humildade congela?


Retirada aqui
Mas sabes que também há água na fase gasosa, quando a temperatura é elevada e se dá  a evaporação. A imagem ajuda-te a perceber melhor o Ciclo da Água.
Quando chove muito a humidade do ar é elevada. A água da chuva atravessa o solo permeável e acumula-se nos lençóis de água subterrâneos. Ficamos com reservas de água para o futuro! Mas sabes que, se o solo for impermeabilizado com excesso de construções, cimento ou outro material impermeável, a água não consegue passar para os lençóis de água subterrâneos. O que acontece a essa água doce?
Queres saber mais? 
O ano de 2017 (+ 2,4ºC acima do valor normal) foi muito seco (choveu pouco). Os anos de 1931 e 1997, também foram anos muito secos e quentes. Em algumas zonas do país não havia água suficiente para abastecimento das casas. As albufeiras e os rios tinham pouca água e, em novembro, o acesso à água estava limitado.
Observa a imagem divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que nos mostra quais foram os anos mais quentes e mais frios, mais secos e mais húmidos.
Em dezembro de 2019 choveu bastante, ao ponto de causar problemas nas cidades. Descobre a razão aqui.


Sem comentários: