sábado, 25 de janeiro de 2020

QUAL A ORIGEM DA ÁGUA QUE BEBEMOS EM BRAGA? Para onde vai a água da chuva?

De onde vem a água que sai das torneiras da nossa casa?
Vem do rio Cávado. 
Junto ao rio, na Ponte do Bico, há uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que capta (retira) a água do rio, a analisa e trata antes de entrar na canalização que a leva a nossas casas. 

Essa água é sujeita a grande controlo, ao longo do dia. Assim, quando abrimos a torneira, temos a certeza que vamos beber água potável.
É fácil perceber que devemos beber água da torneira. 

Sabes que a água potável não tem resíduos, é insípida (sem paladar), inodora (sem cheiro) e incolor (sem cor). 



Se a água que sai da torneira da tua casa não tem, habitualmente, essas características, o mais provável é a canalização ser antiga. Neste caso a tua família deve procurar saber como resolver a situação.
Se acontecer um dia, excecionalmente, devemos avisar a AGERE.

Em Braga temos dois rios - o rio Cávado e o rio Este. Mas só se usa a água do rio Cávado.

Há água noutros sítios? Para onde vai a água da chuva?
Sabes que, no Inverno, é normal chover muito em Braga.
A água da chuva  cai em campos ou jardins, atravessa o solo (terra) e vai ter a lençóis de água subterrâneos. Fica aí acumulada, em reservatórios, podendo ser retirada através de poços.
Em zonas rurais (aldeias) há pessoas que retiram água através de poços. Essa água deve ser analisada antes de a usar, para ver se é potável.
Imagem retirada aqui
Se a água da chuva cai em sítios sem terra, como acontece nas ruas da cidade, pelo facto de estarem impermeabilizadas, segue pela canalização de água pluvial (das chuvas) até ao rio Este ou ao rio Cávado, e vai ter ao mar. Perde-se como recurso de água doce. 
Na cidade é importante ter jardins, quintais e parques verdes, para que a água da chuva fique guardada em lençóis de água subterrâneos. Esses reservatórios de água doce ajudam a refrescar a cidade nos dias quentes de verão.

Também há água em charcas e algumas lagoas. Mas não é usada para beber.

Sem comentários: