sábado, 25 de janeiro de 2020

QUE CUIDADOIS DEVEMOS TER ANTES DE BEBER

QUE CUIDADOS DEVEMOS TER ANTES DE BEBER?
Nem toda a água doce se pode beber. A água doce pode estar poluída: ter produtos químicos, microrganismos causadores de doença e muitas outras substâncias perigosas para a nossa saúde.
Por isso mesmo só podemos beber água doce POTÁVEL É a água doce que foi analisada e se verificou que não tem microrganismos nem substâncias químicas. E, por isso mesmo, nos dá garantia de que é segura para a nossa saúde.

ONDE TEMOS ÁGUA POTÁVEL EM BRAGA?
  • A água da torneira, que vem da Estação de Tratamentos de Água (ETA), é retirada do rio Cávado e controlada muitas vezes por dia antes de entrar na canalização que a leva a nossas casas. É água potável e oferece segurança.
  • a água que sai do fontanário desde que tenha uma placa a dizer ÁGUA POTÁVEL; significa que é analisada com frequência e se verificou que não tem microrganismos nem químicos causadores de doenças.
  • a água engarrafada também é analisada e oferece condições de segurança.
  • a água de poços, desde que seja analisada, e se confirme que é potável.





Sem a análise da água não é possível saber se a água do fontanário e a água dos poços é potável. Lembra-te sempre disso.


Se a água de um fontanário não é analisada, deve ter a informação ÁGUA NÃO CONTROLADA.

Se vires um fontanário, ou uma bica de água, sem placa informativa, NÃO BEBAS A ÁGUA!





Se, num fontanário, encontras  a informação ÁGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO HUMANO, significa que a água foi analisada e se verificou que tem microrganismos ou químicos e, como tal, não cumpre regras de qualidade e segurança.

NÃO ARRISQUES! Só podes beber água de um fontanário desde que haja a certeza que não tem produtos químicos, microrganismos ou outras problemas. Só a análise dá essa garantia.



Sem comentários: